PROJETO CALEBE

A nossa Ong, o Centro de Capacitação para Vida, conquistou um convênio junto a Prefeitura Municipal de São Paulo para ampliar o convívio especificadamente para os idosos da comunidade como do seu entorno, nascendo assim o NÚCLEO DE CONVIVÊNCIA DO IDOSO (PROJETO CALEBE).

nci angela 2

O Núcleo funciona de segundas às sextas-feiras, das 13h às 17h, na Avenida José Maria Whitaker, nº 2000, Planalto Paulista, São Paulo, Capital.

Conheça a seguir nossa Proposta e Iniciativas Desenvolvidas.

NOSSA PROPOSTA

Oferecer alternativas de acolhimento social ao idoso em situação de vulnerabilidade e risco através de um ambiente constituído por seus iguais, com a presença de um facilitador promovendo atividades sócio educativas, oficinas, e ambientes de discussão dirigida.

nci dança

Promover um ambiente acolhedor contribuindo para um envelhecimento ativo e saudável.

Favorecer o acesso a conhecimentos que permitam o desenvolvimento de hábitos saudáveis que propiciem um envelhecimento digno.

nci2

Propor ações que resgatem a autoestima, reconquistem a autonomia, minimizem a solidão, rejeição e até mesmo os maus tratos familiares.

Envolver a família nas atividades desenvolvidas com os idosos, visando o fortalecimento das relações familiares e proporcionar um relacionamento inter geracional.

Desenvolver o trabalho apoiado em princípios cristãos e valores virtuosos. A equipe busca praticar em sua própria vida estes princípios, tais como amor, verdade, compreensão, solidariedade, compromisso e respeito ao próximo.

nci3

INICIATIVAS DESENVOLVIDAS

– DIÁLOGO TÔNICO:
Busca-se estabelecer com as vidas que chegam às mãos do Núcleo um diálogo tônico (vínculo afetivo), pois muitos deles são inseguros, sensíveis e desconfiados. Através do vínculo afetivo, é possível proporcionar e estabelecer confiança, segurança e respeito, com o intuito de incentivar a participação dos idosos nas atividades propostas, atividades estas que favorecem um melhor estilo de vida.

– PALESTRAS:
As palestras proporcionam uma troca de experiências e vivências entre participantes e palestrante, conduzindo à autoestima, prevenção à depressão, ao relacionamento e alimentação saudável.

– ALONGAMENTO:
Proporciona a flexibilidade dos músculos, minimizando as tensões musculares induzindo o corpo ao relaxamento. Melhora a postura, o esquema corporal, ativa a circulação, reduz ansiedade, estresse e a fadiga.

– ATIVIDADES COM BOLA BOBATH:
As atividades com a bola Bobath propicia ao indivíduo estabelecer confiança com o professor, colabora para o resgate da atenção e concentração além de possibilitar o fortalecimento da musculatura dorsal e abdominal. Ao estar em cima da bola, o indivíduo busca estabilidade a todo tempo, possibilitando a busca pelo equilíbrio corporal e estimulando o cerebelo.

 – ATIVIDADES RECREATIVAS:
Proporciona a autoconfiança, desafios, concentração, atenção, solidariedade e também a expressão corporal.

– DANÇA:
Proporciona a flexibilidade, autoconfiança, coordenação neuromuscular, ritmo, equilíbrio, expressão corporal, alegria e bem estar.

nci4

nci5

– CANTO:
Nesta atividade a finalidade é proporcionar a convivência entre os integrantes, o respeito e o encontro de vozes que se completam.

– ARTESANATO:
Proporciona interação do grupo, solidariedade e estimula os movimentos mais refinados. Esta atividade proporciona também resgatar o talento que havia sido esquecido.

nci1

– INFORMÁTICA:
Proporciona acessibilidade à informação, pesquisa, desperta a leitura e interação com o mundo virtual.

– FESTAS DE DATAS COMEMORATIVAS:
Proporciona alegria, trocas de experiências e até mesmo a reflexão da data comemorada.

nci angela

– LANCHE:
Neste momento é proporcionado o relacionamento entre o grupo, o professor e a equipe do núcleo.

Você também pode ser nosso parceiro nestes projetos. Seja um patrocinador, apoie esta causa que transforma vidas e famílias.

Faça sua doação para:

Banco Bradesco: Ag 120-1 – C/C 134 397-1

Banco Itaú: Ag. 8170 – C/C 019 39-5

Além disso, temos um Bazar Beneficente que acontece mensalmente em prol dos Projetos Sociais.

Traga a sua doação de roupas, calçados, eletrodomésticos, móveis, computadores, alimentos não-perecíveis, e outros, em bom estado.